
Alguns têm nomes poéticos: Renascer, Girassol, Gosto de Viver, Sabedoria de Vida, Joia Rara, Nova Esperança. Outros, religiosos, como Nossa Senhora da Glória e Cristo Redentor. Os grupos de idosos do Recife lotaram as galerias e o plenário da Câmara Municipal para a sessão solene realizada na manhã desta quinta-feira, 8, como iniciativa do presidente da casa, vereador Múcio Magalhães (PT). O objetivo da solenidade foi homenagear a chamada terceira idade, pela passagem do Dia Nacional do Idoso, ocorrido na semana passada.
A sessão solene, às 10h, começou com o Hino Nacional cantado pelo Coral Novo Milênio. Cerca de 300 pessoas estiveram presentes. “O respeito às pessoas idosas e os seus direitos enquanto cidadãos devem ser assegurados, como a defesa de sua liberdade, autonomia e bem-estar. Há várias formas agradáveis de viver esta fase da vida; a participação em grupos de idosos, de dança, realizar viagens, praticar esportes, frequentar cursos. Tudo isso e muito mais são direitos das pessoas idosas”, disse o vereador Múcio Magalhães no discurso, bastante aplaudido.
Durante a sessão, faltou energia elétrica na região onde a Câmara Municipal está localizada, no centro do Recife. Mas nem isso tirou o clima de alegria do evento. Tanto que o Coral Novo Milênio voltou a se apresentar para cantar músicas populares. A sessão foi presidida pelo vereador Romildo Gomes (DEM), que fez questão de se incluir entre os idosos. “É inegável que hoje nós temos outra qualidade de vida. No passado, um homem com 55 anos já era considerado velho. Hoje, está em pleno vigor”, disse num breve discurso.
Qualidade de vida, inclusive, foi a tônica da sessão solene. “No Brasil, as pessoas idosas, a partir do governo Lula, têm alcançado importantes conquistas como o Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, o Estatuto do Idoso, a Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa. Já a Prefeitura do Recife, a partir do governo João Paulo, instituiu o Programa de Proteção Social Básica á Pessoa idosa, que atende milhares de pessoas a partir de 60 anos e vem proporcionando também atividades de lazer”, disse Múcio Magalhães.
A aposentada Azenete Lúcia dos Santos, 75 anos, ficou empolgada com a sessão solene. Ela faz parte do Grupo Nossa Senhora da Glória. “Uma festa como essa mostra que a gente tem valor”, disse. Ramira de Lira, 68 anos, do Grupo de Idosos do Barro, afirmou que “essa homenagem é uma coisa muito importante, pois ela lembra que temos que zelar pelos nossos direitos”. Célia Antônia da Silva, 63 anos, da Vila União, Monsenhor Fabrício, disse que “participar de uma festa como esta é importante porque o idoso de hoje em dia não é mais uma pessoa triste e doente. Ele é alegre e gosta de participar de tudo”.
Estiveram presentes na sessão solene os vereadores Estéfano Barbosa Menudo (PHS) e Antônio Luiz Neto (PTB). A mesa foi composta, além dos vereadores Múcio Magalhães e Romildo Gomes, pela secretária de Assistência Social da Prefeitura do Recife, Karla Menezes, o presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdir), Jorge Drechsler e do presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, Reginaldo Borges. No Recife existem 150 mil pessoas com idade acima de 60 anos, o que representa 10% da população. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, até 2025 haverá mais idosos que crianças em todo o mundo, fato inédito na história.
Tags Noticias