sexta-feira, 23 de outubro de 2009


O geriatra avalia o paciente como um todo e está atento às interferências do tratamento de uma doença.
Núcleo de Geriatria e Gerontologia HC /UFMG Centro de referência do idoso


"Vitaminas retardam o envelhecimento?"

A chegada à terceira idade também não leva a necessidade da utilização de suplementos vitamínicos. O idoso não deve tomar vitaminas achando que com isto estará evitando doenças ou retardando o envelhecimento. Vitaminas são drogas e se tomadas sem indicação médica podem prejudicar a saúde do idoso.

"Mamãe está ficando mais repetitiva e não consegue mais tomar corretamente os remédios sozinhos”

Este comportamento não é normal da idade e é altamente sugestivo de comprometimento da memória. Portanto, a possibilidade de demência deve ser investigada. A doença de Alzheimer, principal causa de demência, tem tratamento eficaz quando iniciado logo após os primeiros sintomas de esquecimento.

“Eu não preciso vacinar para gripe. Quase nunca tenho gripe. Todos falam que a vacina não é segura e pode até causar gripe!”

Os idosos são altamente vulneráveis às complicações associadas à gripe. Portanto, toda pessoa com 60 anos ou mais deve ser vacinado anualmente. A vacina anti-gripal é segura e eficaz na redução de complicações associadas à gripe.

“O que eu posso fazer para envelhecer com saúde?”

Todo mundo envelhece, mas o ritmo depende da predisposição genética e do estilo de vida ao longo dos anos. Para envelhecer com saúde é preciso ter hábitos saudáveis de vida, tais como: dieta saudável, praticar esportes regularmente, não fumar e cuidar da sua saúde mental.

“Papai toma muitos remédios, o que é normal para a idade dele”

Achar que é normal que o idoso tome vários tipos de remédio é um conceito errado. O idoso é mais vulnerável aos efeitos colaterais dos medicamentos. Estes devem ser prescritos com bastante cautela, visando o menor número possível de remédios. A auto-medicação é perigosa.

“É normal o idoso cair”

A queda pode ser sintoma de várias doenças e deve ser rigorosamente investigada. Não é normal a pessoa idosa cair. O profissional de saúde deve estar preparado para avaliar corretamente o paciente com história de queda.

“Ás vezes, mamãe perde um pouco de urina”

Toda pessoa controla a urina, mesmo em idades avançadas perda de urina não é normal da idade. Muitas vezes o problema pode ser curado totalmente ou parcialmente, melhorando a vida da pessoa.

“Qual a importância do geriatra?” O

idoso com vários problemas de saúde deve ser avaliado de forma integral. A fragmentação do cuidado e o excesso de especialistas pode ser prejudicial. O geriatra avalia o paciente como um todo e está atento às interferências do tratamento de uma doença com as outras. Ele trata os problemas mais comuns dos idosos, tais como: perda de memória, doença de Alzheimer, quedas, osteoporose, uso de vários remédios, presença de várias doenças, dificuldade para andar, depressão, doença de Parkinson, doenças cardíacas, hipertensão arterial e diabetes.

0 Comments:

Post a Comment



São João 2014

.

Dia das Mães 2014

Fotos Sitio